29 curiosidades sobre diamantes
Compilamos uma lista de curiosidades sobre a amada gema.
A palavra "diamante" veio da palavra grega antiga adamas, que significa "inquebrável", "inalterável" ou "invencível".
Um diamante é conhecido como a substância natural mais dura da Terra. Ele tem uma pontuação perfeita de 10 na escala de Mohs de dureza mineral. Isso significa que um diamante só pode ser riscado por outro diamante.
Os diamantes não são apenas as substâncias naturais mais duras, mas também um dos minerais mais antigos. Os cientistas acreditam que os diamantes têm bilhões de anos. Eles podem variar de um bilhão a mais de três bilhões de anos.
Os diamantes são feitos de carbono altamente organizado. Eles são formados por meio de alta pressão e alta temperatura (HPHT) sob a superfície da Terra. Sua beleza pode ser atribuída às suas estruturas cristalinas.
Depois que os diamantes são produzidos, eles são trazidos para a superfície da Terra por meio de erupções vulcânicas.
Um diamante é a pedra de nascimento para pessoas nascidas no mês de abril.
A Rússia é atualmente a fonte número um de diamantes extraídos do mundo.
A referência mais antiga a diamantes foi datada de 320-296 aC em um manuscrito em sânscrito.
Os antigos hindus acreditam que os diamantes podem proteger o usuário contra danos. Eles também usam essas pedras preciosas como olhos para suas estátuas como um tributo a seus deuses. Os hindus também acreditavam que os diamantes são formados sempre que os relâmpagos atingem as rochas.
Os diamantes foram comercializados na Índia no século 4 aC. A palavra sânscrita para diamantes é vajra. Eles também são conhecidos como indrayudha, ou "arma de Indra". Indra é o deus guerreiro de acordo com os Vedas, os livros sagrados da religião hindu.
A Índia foi a única fonte de diamantes por 1.000 anos. Outros depósitos de diamantes foram descobertos apenas no século 20 devido a avanços tecnológicos e pesquisas científicas.
Os reis antigos costumavam usar couraças cravejadas de diamantes quando lutavam nas guerras porque acreditam que essas gemas têm a capacidade de dar-lhes força.
Durante os tempos antigos, gregos e romanos pensavam que os diamantes vinham das lágrimas dos deuses ou eram lascas de estrelas cadentes.
Alguns romanos acreditam que as flechas de Cupido (deus do desejo e filho da deusa Vênus) tinham pontas de diamantes.
O filósofo grego Platão afirmou que os espíritos celestiais vivem dentro de diamantes.
Em 327 aC, Alexandre, o Grande, da Macedônia, trouxe os primeiros diamantes da Índia para a Europa.
Com base em relatos históricos sobre diamantes, o naturalista romano Plínio disse que “o diamante é o mais valioso, não só de pedras preciosas, mas de todas as coisas neste mundo”, durante o século 1 DC. Isso mostra que os diamantes já são considerados pedras preciosas há muitos anos.
As pessoas pensavam que os diamantes podem curar doenças que vão desde fadiga e doenças de pele a doenças mentais durante a Idade Média. Eles são chamados de “pedras milagrosas”.
Foi apenas durante o período da Renascença que a crença na cura com diamantes parou, quando o Papa Clemente VII ingeriu um medicamento à base de diamante em pó e morreu.
Os sumos sacerdotes judeus costumavam acreditar que os diamantes podem determinar se uma pessoa acusada de um crime é inocente ou culpada. O diamante colocado diante da pessoa brilhará se o acusado estiver dizendo a verdade. Por outro lado, o diamante escureceria se o acusado estivesse mentindo.
Havia uma lei na França durante o século 13, afirmando que apenas o rei pode usar diamantes.
Acredita-se que o primeiro processo de corte de diamante tenha ocorrido em Veneza em 1330.
O primeiro uso conhecido de um diamante para um anel de noivado foi em 1477. Foi quando o arquiduque Maximiliano da Áustria presenteou Maria de Borgonha um anel de ouro com um M escrito em diamantes.
80% dos diamantes são usados para fins industriais.
250 toneladas de terra precisam ser mineradas para produzir um único diamante de um quilate.
Um dos diamantes mais famosos do mundo é o Hope Diamond. Este diamante tem um peso de 45,52 quilates e é de cor azul acinzentada escura. Isso também é conhecido como a Jóia do Rei ou Azul da França. Diz a lenda que este diamante está amaldiçoado e trará infortúnio para quem o possuir.
Os astrônomos descobriram um planeta composto principalmente de carbono, com cerca de um terço da massa total feita de diamante puro. Este planeta é chamado de 55 Cancri e e orbita uma estrela próxima na galáxia da Via Láctea. O raio deste planeta é duas vezes maior que o da Terra e é oito vezes mais pesado. Ele faz uma órbita completa ao redor de sua estrela por apenas 18 horas. Tem uma temperatura de superfície de 3.900 graus Fahrenheit ou 2.100 graus Celsius.
Os cientistas descobriram uma estrela de diamante com dez bilhões de trilhões de trilhões de quilates. Eles chamaram a estrela de Lucy em homenagem à canção dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds”, embora seja tecnicamente conhecida como BPM 37093. Fica a 50 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centaurus.
Os diamantes também podem ser produzidos por meios artificiais. Eles são chamados de diamantes sintéticos e podem ser feitos através de métodos HPHT (alta pressão e alta temperatura) ou métodos CVD (deposição química de vapor).